Sombras nos espaços escolares

Tendo já expresso a preocupação a quem direito, i.e., à direção do agrupamento escolar sem obtenção de qualquer retorno, e cumprido o dever de reforço da questão junto da mesma, faço uso do presente espaço para manifestar a minha preocupação com a ausência de espaços de sombra nas escolas de Benavente, para as atividades exteriores. Como é sabido, o Ribatejo é conhecido pelas suas altas temperaturas, o que torna as atividades ao ar livre um verdadeiro desafio, especialmente a partir do período vigente até ao fim do ano escolar.

Tenho reparado (nomeadamente no Centro Escolar) que as crianças apanham demasiado calor durante estas atividades (ainda que tenham chapéu, o que nem sempre acontece, pois não se verifica um reforço pedagógico por parte de quem tem essa incumbência), o que pode ser prejudicial para a sua saúde.

Assim, fiz questão de sugerir a colocação de redes de sombra nas áreas onde as atividades exteriores são realizadas. Estas redes são uma solução simples e eficaz para reduzir a exposição das crianças ao sol direto e fornecer sombra para que possam desfrutar das atividades ao ar livre de forma mais segura e confortável. Acredito que esta medida não só irá beneficiar a saúde e o bem-estar das crianças, mas também irá contribuir para a melhoria da qualidade das atividades ao ar livre que a escola oferece.

De igual modo, parece-me viável, o recurso a equipamentos como pavilhões municipais, espaços análogos, e de coletividades (veja-se o caso do Auditório Nossa Senhora da Paz) que por sua ligação à autarquia podem dispor dos mesmos para conforto das crianças e jovens do município, permitindo contornar este problema e, no caso, também as questões das dificuldades naturais durante o inverno.

Comments

2 comentários a “Sombras nos espaços escolares”

  1. Avatar de Silvestre Pedrosa
    Silvestre Pedrosa

    Concordo consigo. Conhece aquele provérbio popular, “bem pode esperar sentado”, que ninguém vai ligar ponta de cr. ao assunto. Dá muito trabalho. Sempre foi assim, vem agora este “gajo” com ideias. Abraço.

    1. Avatar de João Ferreira Dias
      João Ferreira Dias

      Pois, imagino que sim, mas pelo menos fiz a minha parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!